ENTREVISTAS
A segurança comportamental é algo relativamente novo, dentro e fora das empresas. Definitivamente não se faz segurança comportamental numa empresa que não atende os fundamentos legais exigidos.
A aposta futura em SST será a nível comportamental porque poderá ser a aposta mais económica.
A segurança não deve insistir nas condições quando as causas são os comportamentos. A segurança comportamental é um tema que poucos dominam e a maioria das empresas não a abordam de forma correta.
Aconselha a utilização de feedback como ferramenta de melhoria em segurança e saúde, tanto da gestão para com os trabalhadores, como do Estado para com as empresas e a sociedade.
«Futuramente as empresas portuguesas vão deixar de ter a oportunidade de serem mais competitivas, através da segurança, da redução de acidentes e da boa imagem. Actualmente é a altura para investir na segurança e conseguir essa vantagem! O ponto forte da segurança é a evolução da segurança comportamental.»
«Os riscos psicossociais ainda são uma realidade um pouco desconhecida nas empresas, mas a ACT não poderá ser tolerante, principalmente nas grandes empresas.»
A «chave» para a segurança comportamental rodoviária está na educação!
Segurança é «estratégica para o desenvolvimento da sociedade»